Com problemas financeiros graves, este Barça vê-se, momentos antes da chegada de Xavi, com uma onda de lesões que não têm ajudado em nada a recuperação do clube espanhol.
Martin Braithwaite, Sergio Agüero, Pedri, Sergi Roberto, Gerard Piqué, Ousmane Dembélé e já neste encontro deu-se a lesão muscular de Fati.
São demasiadas contrariedades para o clube catalão e para Xavi resolver. Um dos principais problemas vai ser devolver a consistência e a capacidade defensiva, já que entre os 10 primeiros classificados o Barça é das equipas com mais golos encaixados (15 em 12 jogos, ou seja mais de 1 golo por jogo).
Ofensivamente poderemos prever um Barça que vai querer ter bola e que vai querer controlar o jogo com bola.
Mas defensivamente? O que poderemos esperar de Xavi?
Na nossa opinião deveria começar por definir regras de posicionamento em campo em função da posição da bola, dos colegas, da baliza e dos adversários, ou seja, criar um sistema defensivo zonal.
Esta é uma imagem do jogo contra o Celta de Vigo. Estamos a cumprir o segundo minuto de jogo e neste lançamento lateral contra, podemos ver como estão posicionados os 3 jogadores do meio campo do Barcelona. Também observamos o jogador do Celta em zona central completamente sozinho.
Os 3 jogadores do Barcelona estão focados no seu Homem e estão a esquecer de ocupar os espaços de forma equilibrada.
O lançamento acabou por entrar dentro no jogador solto, que de primeira coloca na profundidade. Felizmente para o Barcelona o jogador do Celta, isolado, enviou a bola para fora.
Agora abordarmos outro erro defensivo. O número 24 Garcia, também acompanha o movimento de um dos avançados deixando livre o espaço central. Na nosso opinião ele deveria ter mantido a linha de 4 estável, impedindo que a bola entrasse nesse mesmo espaço. Em vez disso deixou-se atrair pelo movimento do adversário, libertando espaço nas suas costas.
Comentários
Enviar um comentário